quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Loft, eu gosto !

Imagem

A idéia de Loft surgiu na década de 70, nas áreas decadentes de New York, quando as antigas fábricas deram lugar à moradias que se misturavam com áreas de trabalho individuais, utilizadas principalmente por artistas plásticos, pintores etc.

Rapidamente o conceito de adaptação de um espaço amplo, com pé-direito alto e geralmente com tubulações e fios aparentes para espaço artístico / caseiro, transformou regiões como o Soho em áreas descoladas de alto valor imobiliário, dando novo frescor às áreas centrais.

Imagem
Imagem
Imagem

Bom, o conceito se expandiu e hoje a idéia de Loft é bem difundida e aceita em regiões que sofrem tardiamente essa regeneração, como o centro de São Paulo.

As regiões interioranas ainda não "precisam" se adaptar ao Loft, mas convenhamos que não existe nada mais sofisticado e ao mesmo tempo prático para moradores solitários. Sem falar na arquitetura linda e nas possibilidades de criação dos designes de interior.

É bem verdade que o conceito sofreu alterações, tanto que fala-se em Lofts-fake ou Loft-inspired, onde mantem-se a idéia do pé direito alto com áreas abertas, porém em espaços nada amplos, pois os centros brasileiros não possuem as tais fábricas ou frigoríficos abandonados, e sim apartamentos que antes eram comerciais adaptados aos dias de hoje.

Imagem

Mas vale a inspiração e, para dar "água na boca" o texto foi inspirado com imagens de um Loft em Estocolmo que, incluise está à venda.

Alguém se interessa ?

Texto inspirado em matérias de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário