sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Minhocão

A ideia de ligar a zona oeste à zona leste de São Paulo sem a intervenção de semáforos foi colocada em prática em 1971 por Paulo Maluf, então prefeito da cidade. Assim nasceu o elevado Costa e Silva, apelidado de Minhocão.
No dia da inauguração, o viaduto congestionou. Surgia aí a dúvida sobre os benefícios da obra e a sua utilidade. Mas os questionamentos que apareceram na década de 1970 permanecem sem respostas até hoje.

Rua Amaral Gurgel, antes da construção do elevado

Rua Amaral Gurgel, antes da construção do elevado, em 1966

Imagem do projeto da via elevada, em 1969

Construção do elevado Costa e Silva

Obras do elevado Costa e Silva

Obras do elevado Costa e Silva, ligação leste - oeste, em 1970

Obras do elevado Costa e Silva, próximo à Av. São João, em 1970

Visita ao elevado em obras, em 1971

Obras do elevado Costa e Silva, em 1970

Inauguração do Elevado Presidente Arthur da Costa e Silva

Elevado Costa e Silva, em 1971

Os "benefícios" desta obra rapidamente foram sufocados pela degradação da região e desvalorização de seus imóveis. Passou a abrigar moradores de rua e usuários de drogas.

O técnico do IPT, João Baring, constata o nível de ruído na Av. São João, ao lado do Minhocão, em 1989

Trânsito congestionado na saída da Radial Leste para o elevado, em 1990

Praça Marechal Deodoro, em 1956

Comparação da praça Marechal Deodoro, já com o elevado Costa e Silva em funcionamento, em 1987

Na década de 1990, o Minhocão passou ter horários de fechamento, inicialmente nos finais de semana. Hoje fica fechado para carros diariamente das 21h30 às 6h30 e durante todo o dia em domingos e feriados.

Cão late para o fotógrafo Ed Viggiani em um domingo de manhã no Minhocão, em 1990

 
Os primos Orlando e Luis Gomes aproveitam a interdição do Elevado para andar de skate, em 1990
Em 2011 o Elevado completou 40 anos de existência.
João Sérgio, funcionário da CET, inicia o fechamento do Elevado. São Paulo, 18/01/2011. Foto: Tiago Queiroz/AE

Pedestres caminham pelo asfalto molhado após o fechamento do trânsito de carros. São Paulo, 18/01/2011. Foto: Tiago Queiroz/AE
De pista de carros à pista de cooper. Homem corre pelo Elevado após seu fechamento para o trânsito de automóveis. Foto: Tiago Queiroz/AE


Várias são as tentativas de "humanizar" a área do Elevado, principalmente a Rua Amaral Gurgel. Começando pela base: 20 retratos com seis metros de altura e três de largura tomam os pilares do Minhocão até janeiro de 2014. Nesse espaço pouco querido pela cidade, a fotógrafa Raquel Brust expôs closes de rostos de trabalhadores e moradores cujas vidas estão ligadas à esta estrutura de concreto.
Comerciantes da região, pessoas que fazem do Minhocão o seu teto e habitantes dos prédios cujas janelas são voltadas ao elevado compõem os retratados.
As fotografias podem ser encontradas entre os acessos da rua da Consolação até o terminal de ônibus Amaral Gurgel. 




Mas ainda temos uma região destruída pelo chamado progresso. A construção do Elevado Costa e Silva é um exemplo de que estudos rigorosos devem ser feitos ao tentar modificar um centro urbano.


Teatro Paiol, inaugurado em 1969 por Perry Salles e Miriam Mehler, sofre com a degradação dos baixos do Minhocão


Fonte:
http://guia.folha.uol.com.br/passeios/2013/11/1377945-minhocao-ganha-piscina-por-um-dia-djs-pecas-e-filme-saiba-como-aproveita-lo.shtml 
http://bravonline.abril.com.br/blogs/bravices/2010/03/23/ 
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/minhocao-24-horas/ 



Um comentário:

  1. ...parabens pelo seu trabalho neste blog....desenvolvo um album comparativo de sao paulo..e blogs como o seu me ajuda em muitas pesquisas ...um forte abraço e continue a criar espaços interessantes como este....
    http://saopauloontemehojealbumcomparativo.blogspot.com.br/

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